quinta-feira, 16 de maio de 2013

Programa 12/05/13 - Moda


Moda Anos 80

A moda anos 80 (tempo compreendido entre 1980 a 1989), a New Wave (nova onda - em inglês), inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde no vestuário da moda prevaleciam roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica no quotidiano, combinadas com roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo cores muito alegres, foi sem dúvida o grande marco na moda da época.


Maquilhagem e acessórios

Acompanhando as roupas, tudo era muito colorido e extravagante.
Na maquilhagem, as mulheres usavam muita cor, sombras fortes e batom com cores vivas, sempre na linha exótica e apelativa. Os acessórios não poderiam ficar de fora da moda futurista, o acrílico e o plástico entraram em alta, nas mais variadas cores, geralmente cintilantes. Por terem um aspecto do futuro e um baixo custo, pulseiras, brincos e colares deste material foram a grande sensação.


Anos 80 e o Exagero

Os anos 80 serão eternamente recordados como uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registadas As series de televisão, como Dallas, mostravam mulheres de glamour cobertas com jóias e por todo o luxo que o dinheiro podia pagar. A moda apressou-se por responder a esses desejos, criando um estilo nada simplório. Todas as roupas de marcas conhecidas tinham os simbolos estampados no maior tamanho possível. O jeans alcançavam o seu auge, ganhando status. E os shoppings tornaram-se paraíso dos consumistas.


Voltam à tona, o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho, deixando para trás o estilo hippie dos anos 70. A juventude trouxe de volta o que já era considerado “velho”: roupas sob medida e vestidos de baile. Os anos 80 seguem o charme e a sofisticação dos anos 60, porém com um certo exagero. Nesta década, os japoneses marcaram posição no cenário internacional. Num universo tecnológico (o Atari surgiu nessa época), a moda inspirou-se no Japão, emergente com as suas novidades, e em tudo o que fosse electrónico: neons, computadores, automáticos, etc. Os anos 80 ficaram também conhecidos como a década perdida, pois todos queriam de volta um tempo que não voltava mais. Em resumo os anos 80, deixaram saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário